Mundo

Seul aceita negociar reuniões de famílias separadas

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 10:16
SEUL - Seul aceitou iniciar negociações com Pyongyang sobre as reuniões de famílias separadas desde a guerra da Coreia, com a mediação da Cruz Vermelha.

"Comunicamos nosso acordo para a celebração de negociações da Cruz Vermelha porque é importante para o Norte e para o Sul discutir e resolver questões humanitparias", declarou a porta-voz do ministério da Unificação, Lee Jong-Joo.

O último encontro de famílias separadas há 60 anos aconteceu em novembro de 2010, antes do bombardeio de uma ilha sul-coreana pelas forças de Pyongyang.

Milhares de famílias foram separadas pela guerra e não podem manter contato, já que entre as Coreias não exitem comunicações postais ou telefônicas.

Quase 80.000 sul-coreanos estão inscritos no programa de reencontros iniciado no ano 2000. Todos os anos falecem quase 4.000, que não conseguem reencontrar os parentes.

Após dois anos de interrupção, o programa humanitário foi retomado em 2009 e voltou a ser interrompido após o ataque contra uma navio sul-coreano em março de 2010, atribuído por uma investigação internacional a Pyongyang, que nega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação