Mundo

Sarkozy quer que ministros privilegiem a França como destino de férias

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 10:37
PARIS - O presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou nesta quarta-feira que seus ministros deverão privilegiar a França como destino de férias, e que a partir de agora os convites para o exterior para membros do gabinete deverão ser autorizados pelo primeiro-ministro, François Fillon.

"A partir de agora, para suas férias, os membros do governo deverão privilegiar a França" como destino, afirmou Sarkozy, em uma declaração divulgada pela presidência ao término do conselho semanal de ministros, tentando resolver a polêmica de terça-feira.

Fillon admitiu em um comunicado ter utilizado no feriado do Natal um avião do presidente egípcio, Hosni Mubarak, que também se encarregou da hospedagem do primeiro-ministro e sua família no Egito.

"Devemos imperativamente favorecer a difusão de uma verdadeira cultura da deontologia na vida pública francesa", declarou Sarkozy, reconhecendo que "as exigências contemporâneas em matéria de moral pública".

A polêmica provocada pelas férias de Fillon no Egito, semanas antes da rebelião popular que exige a renúncia de Mubarak, no poder há 30 anos, somou-se às críticas enfrentadas pelo governo francês após a revelação de que a ministra das Relações Exteriores Michele Alliot-Marie passou as férias em circunstâncias parecidas na Tunísia.

A chefe da diplomacia francesa utilizou duas vezes o avião particular de um amigo do presidente tunisiano deposto Zine el Abidine Ben Ali.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação