Mundo

Berlusconi acusa a promotoria de Milão de "subversão"

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 10:38
ROMA - O chefe do Governo italiano, Silvio Berlusconi, acusou nesta quarta-feira (9/2) a promotoria de Milão de agir "unicamente com um objetivo subversivo", ao pedir seu julgamento imediato por corrupção de menor e abuso de funções no caso Rubygate.

"Sobre esta história de julgamento, posso dizer somente que é uma farsa, que se trata de acusações que não têm absolutamente nenhum fundamento. O único objetivo da investigação é a difamação midiática", declarou Berlusconi em coletiva de imprensa em Roma.

A promotoria de Milão, norte da Itália, anunciou nesta quarta-feira que solicitou o julgamento imediato de Berlusconi por prostituição de menor e abuso da função no caso Rubygate.

Em um comunicado distribuído à imprensa, a promotoria afirma ter "transmitido ao juiz de investigações preliminares a solicitação de julgamento imediato com base na evidência das provas".

Berlusconi está sendo investigado desde 21 de dezembro pelo caso conhecido como Rubygate, por ter remunerado os serviços sexuais de uma menor de idade, a marroquina Karima El Mahrug, conhecida como Ruby, e por ter cometido abuso de função ao obter a liberação da jovem após uma detenção em maio do ano passado.

O julgamento imediato é um procedimento acelerado do código penal italiano baseado em uma "evidência" das provas e pode resultar em um processo rápido.

Os advogados do ;Cavaliere; defendem a tese de que o premier agiu a favor de Ruby porque estava convencido de que ela era a "sobrinha do presidente egípcio Hosni Mubarak" e preservar assim as boas relações entre os dois países.

Berlusconi está envolvido em um dos piores escândalos de sua carreira política, que é chamado pela imprensa italiana de "Ruby rouba

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação