Mundo

Rússia decide reforçar presença nas ilhas Kuril

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 14:37
MOSCOU - A Rússia vai reforçar sua presença nas ilhas Kuril, reivindicadas pelo Japão, enviando militares e armas modernas para defender esse arquipélago estratégico, declarou nesta quarta-feira o presidente Dmitri Medvedev, citado por agências de notícias russas.

"As armas adicionais que posicionaremos terão de seer suficiente e modernas para garantir a segurança destas ilhas que fazem parte de maneira inseparável da Federação da Rússia", afirmou o presidente.

"Faremos todos os esforços necessários para reforçar nossa presença nas ilhas Kuril. Trata-se de uma região estratégica para nós", enfatizou, durante um encontro com ministros da Defesa e Desenvolvimento Regional.

Medvedev afirmou esta semana que a Rússia jamais renunciará a sua soberania sobre as ilhas Kuril do Sul, depois de qualificar de "inaceitáveis" as declarações do premiê japonês, Naoto Kan, país que também reivindica as ilhas.

Durante um discurso feito na ocasião do dia anual no Japão de memória a essa disputa territorial, Kan qualificou na segunda-feira de um "ultraje imperdoável" a visita que Medvedev realizou em novembro passado às ilhas Kuril do Sul.

Também prometeu que fará tudo o que estiver a seu alcance para obter a restituição dessas quatro iilhas, anexadas pela Rússia depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

"A Rússia não renunciará nem hoje nem no futuro à sua soberania sobre as Ilhas Kuril" reivindicadas pelo Japão, respondeu o conselheiro diplomático do Kremlin, Serguei Prijodko.

O chanceler russo, Serguei Lavrov, também afirmou lamentar as declarações "claramente não diplomáticas" do primeiro-ministro japonês.

"Essas declarações são claramente não diplomáticas", afirmou Lavrov durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega húngaro, Janos Martonyi, que está em visita a Moscou.

A diferença em torno destas ilhas, chamadas Territórios do Norte no Japão, impede há 64 anos a assinatura de um tratado de paz entre ambos os países.

As ilhas de Habomai, Shikotan, Etorofu e Kunashiri foram anexadas pelos soviéticos em 18 de agosto de 1945, três dias depois do anúncio da derrota japonesa. Estas ilhas, que têm em torno de 19.000 habitantes em uma superfície total de 5.000 km2, são administradas pela Rússia desde essa data.

A União Soviética, e depois a Rússia, propuseram em várias ocasiões devolver ao Japão duas dessas ilhas, Habomai e Shikotan, as menores e mais inóspitas, enquanto Moscou conservaria Iturup (nome russo para Etorofu) e Kunashir (Kunashiri).

O Japão afirmou que essa proposta era inaceitável e continuou exigindo a restituição e todos os Territórios do Norte.

Em 1; de novembro de 2010, Medvedev foi o primeiro chefe do Estado russo a visitar o sul de Kuril, uma cadeia de ilhas que se estende desde o sul da Península de Kamchatka até o nordeste do Japão.

Esta visita indignou o governo japonês, que chamou para consultas seu embaixador em Moscou.

Em dezembro passado, Medvedev reiterou que as ilhas Kuril do Sul são "território russo", mas propôs ao Japão criar uma zona econômica livre na região.

Desde então, outros ministros russos visitaram essas ilhas, onde há jazidas de ouro e prata, mas que sobretudo estão situadas em uma das regiões do mundo mais ricas em peixes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação