Mundo

Centro dos EUA se prepara para quinta tempestade de neve do inverno

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 18:34

CHICAGO - Boa parte do sul e do centro dos Estados Unidos, que ainda não se repuseram das temperaturas congelantes da semana passada, enfrentarão a partir da madrugada de quarta para quinta-feira a quinta tempestade de neve do inverno, que forçará o fechamento de escolas e órgãos públicos.

A neve começou a cair na noite de terça-feira em Kansas, Oklahoma e parte do Texas, apenas uma semana depois de precipitações recorde na região das Grandes Pradarias.

O alerta meteorológico abrange nove estados americanos. A neve virá acompanhada de uma sensível queda de temperatura.

Para Oklahoma, por exemplo, espera-se 51 cm de neve e temperaturas entre 18 e 23 graus negativos, segundo o serviço nacional de meteorologia.

A neve também cairá mais ao sul, no Texas, onde muitas estradas poderão ficar intransitáveis. Montana, Kentucky, Geórgia, Virgína Ocidental e Illinois também serão afetados pelas intensas nevascas.

Segundo o serviço de meteorologia, o Arkansas, acostumado a invernos mais moderados, livres de grandes nevascas, se preparava para enfrentar temperaturas abaixo de zero e uma camada de neve de até 20 centímetros em Little Rock, que devem deixar as estradas "cobertas de neve, escorregadias e perigosas".

A tempestade da semana passada afetou cerca de 100 milhões de pessoas em pelo menos 30 dos 50 estados americanos.

No total, mais de 18.500 voos foram cancelados em todo o país, e Chicago sofreu a pior nevasca já registrada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação