Mundo

Vereador sequestrado pelas Farc é libertado

Agência France-Presse
postado em 09/02/2011 19:42
Villavicencio - Com a participação da Força Aérea Brasileira, missão humanitária resgatou nesta quarta-feira (9/2) o primeiro dos cinco reféns que a guerrilha das Farc prometeu libertar nesta semana. O vereador Marcos Baquero está sendo levado a Villavicencio, na Colômbia, (95 km ao sul de Bogotá), proveniente de um ponto da selva da Colômbia.

A mulher dele e seus dois filhos Samir e Emmanuel, de 10 e 2 anos de idade, e alguns familiares já se preparam para abraçá-lo no início da noite desta quarta-feira quando desembarcar, depois de sete anos e meio de separação. Ele foi resgatado pela missão integrada pela ex-senadora Piedad Córdoba e delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

As Farc anunciaram a decisão de libertar Baquero e outros quatro reféns no dia 8 de dezembro passado.

Prevê-se que nas operações sucessivas sejam libertados o fuzileiro Henry López e o vereador Armando Acuña, em Florencia (sul), assim como o major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel, domingo em Ibagué (centro).

Os cinco foram capturados pelas Farc em diversos episódios, entre 2007 e 2010.

"Contamos com todas as garantias. Tudo saiu bem. Nosso imenso agradecimento ao governo e ao povo do Brasil da parte de todos os colombianos que participaram da operação", disse Piedad Córdoba.

Para realizá-la, foram suspensas as ações militares na região de selva por um período de 36 horas, a partir das 18H00 locais (23H00 GMT) de terça-feira.

Baquero, de 33 anos de idade, foi sequestrado pelas Farc em 28 de junho de 2009, mas não faz parte do grupo de 19 policiais e militares que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia pretendem trocar por 500 de seus guerrilheiros presos.

A última libertação de um refém das Farc foi em março de 2010, quando a guerrilha entregou o sargento Pablo Emilio Moncayo, que foi mantido sequestrado pelo grupo por 12 anos.

As Farc, criadas nos anos 60 possuem 8.000 combatentes, segundo cálculos do governo colombiano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação