Agência France-Presse
postado em 10/02/2011 11:56
TAIPEI - Um general do exército de Taiwan, preso por espionar para a China, foi cooptado para o trabalho por uma espiã chinesa com quem mantinha uma relação amorosa, informou a imprensa local nesta quinta-feira.O general Ho Hsien-che foi cooptado pela China durante o período que passou estacionado com as forças taiwanesas na Tailândia, entre 2002 e 2005, por uma espiã chinesa de aproximadamente 30 anos, indicou o The China Times, citando fontes anônimas.
O ministério taiwanês de Defesa, que apresentou o caso como "o mais grave em meio século", não quis comentar as informações publicadas pelo jornal.
No momento de sua prisão, Hsien-che coordenava o serviço de telecomunicações e telecomunicações eletrônicas do exército.
Foi na Tailândia que o militar conheceu esta jovem espiã chinesa, que o China Times descreve como "alta, bela e elegante", dona de um passaporte australiano e pretensamente dedicada a um negócio de importações e exportações. Os dois iniciaram um relacionamento.
Tentado pelo dinheiro, o general - que é casado - começou a facilitar a chegada de informações confidenciais à jovem, em troca de um pagamento de um milhão de dólares, segundo o jornal.
De volta a Taiwan em 2005, o general manteve sua relação com a jovem chinesa, a quem visitava nos Estados Unidos, e continuou passando informações.
China e Taiwan se espionam mutuamente desde 1949, quando se separaram em dois países ao término da guerra civil.