Mundo

Egito desaconselha representante da União Europeia a visitar o país

postado em 10/02/2011 13:37
Brasília ; A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, foi desaconselhada nesta quinta-feira (10/2) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egito a visitar o país, como estava programada. Catherine foi informada que o momento é inadequado, sem citar as manifestações contrárias ao governo do presidente egípcio, Hosni Mubarak, mas mencionando que as autoridades estão sobrecarregadas.

;O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que não quer visitantes no Cairo em fevereiro porque a agenda [das autoridades] está muito carregada. Eles têm uma agenda interna muitoocupada;, informou a assessoria da representação europeia.

De acordo com assessores, Catherine planejava reuniões com segmentos da oposição, incluindo a Irmandade Muçulmana, assim como o vice-presidente da República do Egito, Omar Suleiman ; principal negociador do governo com os oposicionistas. Não havia previsão de reuniões com Mubarak.

Ela deve seguir para Tunísia na próxima segunda-feira (14) e pretendia ir para o Egito, em seguida. As crises políticas na Tunísia e no Egito viraram temas de discussões na União Europeia e no Parlamento Europeu.

Na semana passada, os cinco maiores países da União Europeia ; Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha ; aprovaram uma declaração conjunta pedindo uma transição política imediata no Egito.

Paralelamente, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, lançou mensagens de apoio a Mubarak contrárias ao comunicado da União Europeia. O primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme, repreendeu Berlusconi. "A Europa deve falar a uma só voz, a voz de Catherine Ashton."

O presidente do conselho europeu, Herman Van Rompuy, também lamentou as mensagens consideradas ;demasiadas dispersas; dos governos europeus sobre o Egito e a Tunísia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação