Mundo

Ex-colaborador do WikiLeaks volta a denunciar Assange

Agência France-Presse
postado em 10/02/2011 15:44
Berlim - Um programador alemão, dissidente do WikiLeaks e distanciado de Julian Assange, fundador do site na internet especializado na divulgação de documentos secretos, denunciou nesta quinta-feira (10/2) o comportamento "irresponsável" do ex-sócio, ao apresentar seu livro de "revelações" sobre a organização.

Daniel Domscheit-Berg, de 32 anos, que se apresenta como ex-braço direito de Assange, com quem trabalhou durante três anos antes de romper em setembro, afirmou que este último era um "antissocial" que passava seu tempo dissimulando a verdade aos seus colegas, e pretendia chefiar tudo.

O alemão já tinha feito acusações semelhantes em muitas entrevistas.

"As crianças não deveriam brincar com armas de fogo", disse, ao mencionar a forma como Julian Assange usava, segundo ele, informações confidenciais.

O programador fez estas declarações em uma entrevista coletiva para promover seu livro, "Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World;s Most Dangerous Website", que será lançado na sexta-feira em 16 países.

O livro tem por objetivo "dizer toda verdade" e "se opor ao culto" Assange, afirmou Domscheit-Berg, que usava o pseudônimo "Daniel Schmitt" quando trabalhava como porta-voz do WikiLeaks na Alemanha.

Domscheit-Berg, programador de formação, acusou Assange de fazer pouco caso da proteção das fontes que possibilitaram ao WikiLeaks alcançar a fama que construiu desde sua criação, em 2006, ao publicar milhares de despachos diplomáticos confidenciais americanos.

O dissidente, que acaba de lançar um site próprio muito similar, afirmou que quer ser mais "aberto" em seus métodos de trabalho que o WikiLeaks.

Ao contrário deste, seu site, OpenLeaks, não publicará diretamente na internet, mas terá o papel de caixa postal que facilita aos cadastrados receber informações confidenciais para democratizar a sociedade e torná-la mais transparente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação