Mundo

Oposição protesta em Argélia e enfrenta a polícia

Agência France-Presse
postado em 12/02/2011 11:34
Argel - Entre 800 e 2.000 manifestantes forçaram por alguns minutos um grande dispositivo de segurança na Praça Primeiro de Maio de Argel, ponto de partida de uma passeata convocada neste sábado pela oposição e considerada ilegal pelo governo, antes de serem bloqueados pela polícia.

Antes do início da manifestação foram registrados incidentes entre militantes da oposição e policiais.

A polícia prendeu várias pessoas, incluindo Fodiol Bumala, um dos fundadores da Coordenação Nacional para a Mudança e a Democracia (CNCD), que havia convocado a marcha, e o deputado opositor Othman Mazuz.

Entre os manifestantes, que gritavam "Argélia livre", estavam Said Sadi, presidente do partido opositor Assembleia pela Cultura e a Democracia (RCD), e o líder islâmico Ali Belhadj, do partido dissolvido Frente Islâmica de Salvação (FIS).

Em Argel, 20 jovens desafiaram os manifestantes e declararam apoio ao presidente argelino Abdelaziz Buteflika.

Eles gritavam "Buteflika não é Mubarak".

Em Oran, a grande cidade do oeste da Argélia, 400 pessoas, incluindo vários artistas, se reuniram na Praça Primeiro de Novembro.

A polícia prende alguns manifestantes, incluindo o jornalista Djafar Bensaleh, do jornal El Jabar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação