Agência France-Presse
postado em 12/02/2011 15:06
Ramallah - A Autoridade Palestina convocará eleições presidenciais e legislativas antes de setembro, anunciou o atual governo em um comunicado oficial divulgado neste sábado.
O anúncio foi feito após uma reunião do Comitê Executivo da Organización para a Libertação da Palestina (OLP), sob a presidência de Mahmud Abbas em Ramallah (Cisjordânia).
"O CEOLP decidiu iniciar os preparativos para organizar eleições presidenciais e legislativas nos próximos meses, no mais tardar em setembro", afirma o comunicado, lido para a imprensa pelo secretário do comitê, Yaser Abed Rabbo.
O secretário pediu ao "conjunto das facções palestinas que deixem de lado as reservas, em particular as divergências", em referência especialmente ao Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, quando expulsou o Fatah de Abbas.
Mas em Gaza, o porta-voz do Hamas, Fawzi Barum, rejeitou a convocação, o que deixa em risco a realização das eleições no conjunto dos territórios palestinos.
"O presidente Abbas não tem nenhuma legitimidade e não está habilitado para organizar estas eleições", declarou Barum, cujo movimento venceu as legislativas de janeiro de 2006, na última votação organizada nos territórios palestinos.
O mandato de Abbas, que chegou ao fim em janeiro de 2009, foi prolongado até a celebração de novas eleições para evitar o vazio institucional, o que o Hamas contesta.
A OLP, que reúne os principais movimentos nacionalistas palestinos, é dirigida desde 2004 por Abbas. A organização controla a Autoridade Palestina instaurada em 1º de julho de 1994.