Agência France-Presse
postado em 13/02/2011 11:13
Roma - A Itália solicitará a possibilidade de mobilizar seus policiais na Tunísia para tentar impedir a saída de imigrantes clandestinos a partir deste país para a península, anunciou o ministro do Interior, Roberto Maroni.
"Eu vou solicitar autorização ao ministro das Relações Exteriores para que nossas forças possam intervir na Tunísia para bloquear o fluxo. O sistema está em colapso na Tunísia", afirmou Maroni.
[SAIBAMAIS]O ministro, membro da Liga do Norte, partido contrário à imigração, criticou a ausência de uma ação europeia coordenada.
"A Europa não faz nada. Estou muito preocupado e pedi a intervenção urgente da União Europeia (UE) porque o Magreb está explodindo. Como sempre, nos deixaram sozinhos. Gerenciamos a urgência humanitária com a única proteção civil. Uma intervenção da Europa é indispensável", completou.
A Itália enfrenta há alguns dias incessantes desembarques de imigrantes clandestinos tunisianos. Quase 5.000 pessoas chegaram em cinco dias à ilha de Lampedusa, a 150 km das costas tunisianas.