Agência France-Presse
postado em 13/02/2011 15:18
WASHINGTON - O governo do presidente Barack Obama prepara um orçamento para o exercício 2012 que prevê 1,1 trilhão de dólares em cortes em dez anos, anunciou neste domingo ao canal CNN o diretor de Orçamento da Casa Branca, às vésperas da apresentação oficial deste plano ante o Congresso."É um orçamento muito difícil. O orçamento economiza 1,1 trilhão de dólares para os próximos 10 anos", declarou Jacob Lew, confirmando assim uma informação divulgada no domingo à imprensa local. "O desafio que enfrentamos é o de viver segundo nossos meios e investindo no futuro", acrescentou.
Lew afirmou que os investimentos previstos no orçamento se concentrarão especialmente na educação, para que nove milhões de estudantes possam ir para a universidade.
Para poder realizar estes cortes e financiar os novos programas, a administração congelará certos gastos ao longo de cinco anos, conforme anunciou Obama em janeiro, durante seu discurso sobre o Estado da União. Os impostos também devem subir.
O republicano Paul Ryan, da comissão do orçamento na Câmara, criticou as medidas de cortes em entrevista neste domingo à Fox News.
"Isso se parece com orçamentos similares que ele (Barack Obama) nos deu nos dois últimos anos", afirmou.
O governo de Obama publicará esta segunda seu projeto de lei orçamentária para o exercício 2012, que dará uma ideia de sua vontade de reduzir o déficit dos Estados Unidos, a poucos dias de uma reunião ministerial do G20.