Mundo

Manifestantes se enfrentam em protesto no Iêmen

postado em 14/02/2011 14:48
Brasília - Pelo quarto dia consecutivo, o Iêmen enfrenta nesta segunda-feira (14/2) mais um dia de protestos em defesa de reformas políticas e em favor da renúncia do presidente do país, Ali Abdullah Saleh. Nos confrontos desta segunda, os ativistas ; a favor e contra ao governo - jogaram pedras uns contra os outros. Os manifestantes se reuniram em frente ao quartel general da divisão de inteligência da polícia.

Os protestos são inspirados pelas manifestações no Egito que tiveram início no dia 25 de janeiro e que levaram à queda do regime do então presidente Hosni Mubarak.

A polícia se posicionou entre os cerca de 500 ativistas contrários ao governo de Ali Abdullah Saleh e um grupo de cem pessoas a favor do regime que se posicionava do outro lado.

Houve manifestações em diferentes cidades do país. Os protestos se estenderam da cidade industrial de Taiz até Sanaa. Os ativistas reivindicam a libertação de dissidentes políticos e dos presos nos últimos protestos.

Pressionado, Saleh fez concessões expressivas, entre elas, a promessa de encerrar seu mandato em 2013. No governo há 32 anos, o presidente adiou uma visita que tinha programado no domingo a Washington, devido à instabilidade no país.

Saleh assumiu depois de um golpe militar em 1978. O mandato presidencial é de sete anos, mas ele tem sido reeleito em todas as votações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação