Agência France-Presse
postado em 15/02/2011 17:47
Madri - A polícia espanhola prendeu um advogado italiano que fez parque da equipe que defendeu o ditador iraquiano Saddam Hussein, indicaram nesta terça-feira (15/2) o Ministério do Interior e vários veículos da imprensa espanhola.A polícia prendeu um advogado italiano, cujas iniciais são G.D.S., "em virtude de uma ordem europeia de prisão ditada pelas autoridades britânicas por crimes de calote, fraude, lavagem de dinheiro e roubo", informou o ministério em um comunicado.
A prisão ocorreu em Palma de Mallorca (Ilhas Baleares) e segundo vários veículos da imprensa espanhola trata-se de Giovanni Di Stefano, que participou da defesa de Saddam Hussein, do assassino em série Charles Manson e do assaltante Ronnie Biggs, e alguns veículos o chamaram de "o advogado do diabo".
Di Stefano, 55 anos, foi preso na segunda-feira à noite em uma casa luxuosa em Palma, segundo o jornal El Mundo.
Depois de sua prisão, foi transportado a um hospital para um tratamento que não foi revelado, segundo o jornal, que citou fontes da polícia.
Segundo o Ministério do Interior, os crimes foram cometidos entre 2004 e 2009, "quando obteve importantes somas de dinheiro depois de se apresentar como defensor legal no Reino Unido, sem ser, ao que parece, creditado para exercer tal papel".
Ele é acusado de 18 crimes e poderá ser condenado a até 75 anos de prisão.
Saddam Hussein foi enforcado em dezembro de 2006 por ordenar a morte de 148 muçulmanos xiitas em meados dos anos 1980.