Agência France-Presse
postado em 16/02/2011 11:05
HAVANA - O líder cubano Fidel Castro reapareceu na terça-feira (15/2) animado e bem disposto em um encontro com intelectuais de vários países que assistem em Havana a Feira Internacional do Livro, depois de um mês e meio de ausência pública, segundo imagens difundidas pela televisão local.Usando suéter esportivo preto, Fidel, 84 anos, expôs aos escritores, acadêmicos e jornalistas os perigos que representam para a espécie humana a guerra e a fome, na primeira parte de um longo diálgo com mais de cinco horas, editado em duas horas no programa governista Mesa Redonda.
No encontro, o líder comunista, se mostrou lúcido e com boa saúde.
"Nossa espécie não aprendeu a sobreviver", afirmou durante o evento.
Fidel enfatizou que os intelectuais "podem ter um papel decisivo" na tomada da consciência mundial e pediu a eles que contribuam para convencer "as criaturas autossuficientes e incapazes" (os políticos) dos perigos que ameaçam a sobrevivência da espécie.
Apesar de não aparecer desde que recebeu em sua casa o vice-presidente do Ecuador, Lenín Moreno, em 29 de dezembro, Fidel se manteve ativo escrevendo artigos publicados na imprensa local. O último dele foi publicado na segunda-feira, quando comentou a recente queda do presidente egípicio, Hosni Mubarak.