Mundo

Farc liberta mais dois reféns na Colômbia

Agência France-Presse
postado em 16/02/2011 19:33

Cali (Colômbia) - A guerrilha das Farc libertou nesta quarta-feira (16/2) o major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel, que foram entregues a uma missão humanitária no sul da Colômbia, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR).

"O CICR confirma a libertação do major Solórzano e do cabo Sanmiguel", disse María Cristina Rivera, porta-voz do organismo humanitário, no aeroporto de Cali (500 km a sudoeste de Bogotá), minutos antes da aparição dos dois reféns.

Solórzano e Sanmiguel, libertados em uma região rural da província de Cauca (sul), chegaram a Cali em um helicóptero Cougar disponibilizado pela Força Aérea Brasileira, e devem viajar agora a Bogotá, onde são aguardados por familiares.

Nenhum dos dois fez declarações em sua chegada a Cali.

Atraso
A libertação dos dois reféns estava prevista para domingo passado, mas a operação fracassou porque a missão humanitária, integrada pela ex-senadora Piedad Córdoba, por delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) e do comitê Colombianos e Colombianas pela Paz, recebeu coordenadas incorretas do local da entrega, segundo o governo.

Apenas o policial Carlos Ocampo ficou em liberdade nesta operação, que iria recolher os três reféns.

Solórzano, de 34 anos, foi sequestrado no dia 4 de junho de 2007 e Sanmiguel (25) em maio de 2008.

Combates

A guerrilha havia publicado um comunicado nesta quarta-feira afirmando que "desde o momento em que foi feito o anúncio da libertação (8 de dezembro) não pararam os combates diários com o Exército na região onde permanecem" os reféns, ao reiterar sua disposição para libertá-los.

A operação humanitária contou com a autorização do governo do presidente Juan Manuel Santos, que ordenou o cessar das ações militares por 36 horas na região da entrega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação