Mundo

EUA estimulam Líbia a satisfazer necessidades de seu povo

Agência France-Presse
postado em 16/02/2011 20:41
Washigton - Os Estados Unidos estimularam nesta quarta-feira (16/2) a Líbia, assim como outros países do Oriente Médio e do Norte da África, a tomar medidas para satisfazer as necessidades e demandas de seu povo.

"Os países da região têm o mesmo tipo de objetivos em termos demográficos, aspirações do povo e necessidade de reformas", disse em coletiva de imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

"Estimulamos estes países a tomar ações específicas que respondam às aspirações, necessidades e esperanças do povo. A Líbia certamente está nessa categoria", completou o porta-voz.

Dezenas de pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira em Benghazi, a segunda maior cidade do país e um dos principais centros da oposição, na véspera do "dia da ira", convocado pela Internet por ativistas que querem imitar em seu país os protestos de Tunísia e Egito.

Crowley evitou referir-se ao líder líbio, Muamar Kadafi, como ditador, apesar de ter dito: "não creio que tenha chegado ao poder mediante processo democrático".

Kadafi está no poder da Líbia desde 1969, o que o tornou o chefe de Estado mais antigo de um país árabe.

Em 2008, Washington enviou um embaixador a Tripoli pela primeira vez desde 1972, depois que ambos os governos normalizaram sua relação bilateral depois da compensação econômica líbia às vítimas americanas de um ataque terrorista ocorrido na década de 1980.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação