Mundo

Confrontos durante manifestações deixam 6 mortos no Iêmen

Agência France-Presse
postado em 18/02/2011 18:56
ÁDEN - Ao menos seis pessoas morreram nesta sexta-feira (18/2), duas pela explosão de granadas nas cidades de Taez e Aden, no sul do Iêmen, em mais um dia de repressão policial contra manifestantes que pedem o fim do regime de Ali Abdullah Saleh, no poder desde 1978.

Na última semana, onze pessoas morreram no país, segundo um cálculo da AFP.

Em Taez, a explosão de uma granada contra uma manifestação antirregime deixou nesta sexta-feira dois mortos e 27 feridos, segundo fontes médicas.

O ataque ocorreu quando centenas de pessoas protestavam novamente no centro dessa cidade depois das orações muçulmanas de sexta-feira para pedir a saída do presidente Saleh.

A granada foi lançada contra os manifestantes a partir de um carro oficial que passava a toda velocidade com duas pessoas em seu interior, contou uma testemunha à AFP. "Vimos um carro oficial que se aproximava e seus ocupantes lançaram uma granada e logo dispararam ao ar", afirmou.

Em Aden, a capital do ex-Iêmen do Sul, três pessoas morreram após disparos quando a polícia dispersava uma manifestação noturna.

Uma das vítimas morreu no distrito de Jor Maksar e a outra no distrito de Jeque Othman, segundo fontes médicas.

Na quinta-feira à noite, três pessoas morreram em Aden e 20 ficaram feridas por tiros da polícia, também em confrontos entre manifestantes pró e anti-governo.

Sanaa, a capital do país, voltou a ser palco de confrontos nesta sexta-feira, que deixaram ao menos quatro manifestantes feridos depois de um ataque de partidários do presidente Saleh, segundo testemunhas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação