Berlim - O partido conservador da chanceler alemã Angela Merkel amargou uma grave derrota nas eleições regionais de Hamburgo neste domingo, onde pesquisas de boca de urna indicam que os social-democratas do SPD devem conquistar a maioria absoluta. A União Democrata Cristã (CDU) de Merkel, maior partido da Alemanha a nível federal, obteve apenas entre 20% e 20,5% dos votos, segundo estas primeiras pesquisas, realizadas na saída dos centros de votação e anunciadas pelas emissoras públicas ARD e ZDF.
Já o SPD deve conseguir a maioria absoluta em Hamburgo, segunda maior cidade do país, cujos eleitores votaram na primeira das sete eleições regionais que acontecerão este ano na Alemanha. Os Verdes, por sua vez, que avançam rapidamente no plano nacional, chegariam a 11% dos votos, enquanto os liberais do FDP, aliados minoritários da coalizão do governo, devem chegar ao renovado Parlamento regional com 6,5% dos votos.
Se confirmados estes resultados, os conservadores de Merkel perderão três cadeiras no Bundesrat, a câmara alta do Parlamento que representa as regiões, cujo controle foi perdido pela bancada governista em maio do ano passado.