Mundo

Secretário ibero-americano é operado com princípio de infarto

postado em 20/02/2011 17:17

Montevidéu - O secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, sofreu uma intervenção cirúrgica este domingo, em Montevidéu, devido à obstrução parcial de uma artéria, detectada a partir de um mal estar estomacal, informou à AFP o médico que o operou.

Iglesias deu entrada no hospital na tarde deste domingo, reclamando de um mal estar "que vinha arrastando há 48 horas, (dizendo) que sofria de um problema digestivo, mas nos primeiros exames descobriu-se que tinha síndrome coronariana aguda", informou à AFP Enrique Besada, diretor do centro cardiovascular Casa de Galicia.

No hospital, onde Iglesias ficou internado, Besada disse que foi feito um "cateterismo que demonstrou que havia uma artéria obstruída e um coágulo em formação". "Felizmente, a obstrução não era de 100% de forma que não teve um infarto, mas estava por sofrê-lo", destacou o médico, explicando o porque de ter sido feita "uma angioplastia para desobstruir a artéria e se aplicou um ;sten;" para facilitar o fluxo sanguíneo.

O médico afirmou que o estado de saúde de Iglesias é "excelente", embora o secretário-geral ibero-americano vá permanecer 48 horas na unidade de cuidados intensivos e antes de voltar para casa passará por um quarto normal. Segundo informações dadas mais ceda por seu assessor de imprensa, Iglesias havia sido internado com mal estar estomacal.

Enrique Iglesias participou, na noite de sábado, em Punta del Este, de uma conferência organizada pela fundação Astur denominada "Para onde vão as economias do mundo?", que contou com a presença do presidente uruguaio, José Mujica. Iglesias explicou que a Fundação Astur, que ele preside, pretende ser um espaço para que personalidades internacionais de primeiro nível vão ao Uruguai discutir os grandes temas que preocupam o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação