Mundo

Presidente sudanês não disputará novo mandato

Agência France-Presse
postado em 21/02/2011 10:37
CARTUM - O presidente sudanêss, Omar al-Bashir, não apresentará candidatura a um novo mandato nas próximas eleições, informou o Partido Nacional do Congresso (NCP).

"Posso confirmar em 100% que Al-Bashir não disputará um novo mandato nas próximas eleições presidenciais. Deixará efetivamente a várias personalidades a possibilidade de aspirar o posto", declarou Rabie Abdul Ati, alto funcionário do NCP, à AFP.

"Mas não está sob pressão. Isto não está relacionado com as mudanças que acontecem no mundo árabe. É motivado pela estratégia política do NCP de ampliar a participação", acrescentou.

Omar al-Bashir, que chegou ao poder por um golpe de Estado militar em 1989, foi eleito para um novo mandato de cinco anos em abril de 2010, apesar de ter sido indiciado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra e genocício em Darfur, cidade do oeste do país que é cenário de uma guerra civil.

Estas foram as primeiras eleições multilaterais no país desde 1986, mas foram boicotadas pela oposição e denunciadas como fraudulentas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação