Mundo

Opositor iraniano Mehdi Karubi em prisão domiciliar

Agência France-Presse
postado em 22/02/2011 11:48
TEERÃ - Uma das principais figuras da oposição reformista no Irã, Mehdi Karubi, ex-presidente do Parlamento, está sendo mantido em sua casa pelas forças de segurança e seu filho foi detido, anunciou nesta terça-feira (22/2) o site Sahamnews.

"Na tarde de segunda-feira, agentes de segurança atacaram a casa do senhor Karubi (...) A senhora Karubi foi trancada num cômodo e o senhor Karubi em outro. Os agentes de segurança começaram a revistar a casa e trocaram todas as fechaduras. Desde então, não há nenhuma informação sobre o senhor Karubi e sua esposa", informar o Sahamnews.

Ali Karubi, um dos filhos do ex-presidente do Parlamento, foi preso na segunda-feira, segundo a mesma fonte, e outro de seus filhos, Hussein, foi atacado pelas forças de segurança, mas não foi preso.

O ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mousavi, um dos líderes da oposição reformista, e sua esposa, Zahra Rahnavard, se encontram presos em casa desde 16 de fevereiro, sem nenhum contato com o mundo exterior, segundo o site de Musavi, Kaleme.

O chefe da autoridade judicial iraniana, o aiatolá Sadegh Larijani, anunciou na semana passada que a justiça decidiu cortar todos os meios de comunicação de Musavi e Karubi.

O dois dirigentes, que lideram a oposição ao presidente Mahmud Ahmadinejad desde sua controversa reeleição em 2009, convocaram uma manifestação em 14 de fevereiro, quando milhares de pessoas saíram às ruas de Teerã pela primeira vez em um ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação