Mundo

Passagem de navios militares iranianos por Suez é provocação, diz Israel

Agência France-Presse
postado em 23/02/2011 09:50
MADRI - O presidente israelense, Shimon Peres, afirmou nesta quarta-feira (23/2) que a passagem de dois navios de guerra iranianos pelo Canal de Suez pela primeira vez desde a revolução islâmica, em 1979, é uma provocação política.

"Não considero isso um grande acontecimento, mas creio que é uma provocação política. É preciso ficar calmo, não podemos ficar nervosos porque os navios cruzaram o Canal de Suez", declarou Peres, em visita oficial a Madri.

"Eles estavam seguindo instruções de dos egípcios", explicou ainda.

Dois navios de guerra iranianos passaram pelo canal de Suez e entraram em águas do Mediterrâneo nesta terça-feira.

Em reação a chegada dos navios ao Canal de Suez, o ministério das Relações Exteriores de Israel pediu na terça-feira firmeza à comunidade internacional ante a entrada no Mediterrâneo dos dois navios iranianos.

"Trata-se de uma presença militar iraniana sem precedentes no Mediterrâneo, e isso constitui uma provocação à qual a comunidade internacional deve reagir com firmeza", declarou à AFP o porta-voz do ministério, Ygal Palmor.

O Egito autorizou a passagem dos navios pelo canal de Suez depois de enviar sinais contraditórios. Primeiro afirmou que não havia recebido nenhuma solicitação e depois deu a entender que os dois navios estavam bloqueados.

Segundo a agência oficial iraniana Fars, os dois navios são o "Kharg", barco de reabastecimento e apoio de 33.000 toneladas, e a fragata de patrulha "Alvand", ambos de fabricação britânica.

O "Kharg", com 250 tripulantes, pode transportar até três helicópteros. O "Alvand" está equipado com torpedos e mísseis.

Segundo uma fonte diplomática iraniana, os dois navios devem fazer uma visita de "rotina" nos próximo dias à Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação