México - O Exército mexicano capturou um dos supostos responsáveis pelo assassinato de um agente americano, em um ataque realizado na semana passada no norte do México no qual outro oficial ficou ferido.
Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (23/2), o Ministério da Defesa informou que "em uma operação desenvolvida pelo pessoal do exército mexicano, um dos prováveis responsáveis pelo homicídio do agente do Serviço de Imigração e Controle de Armas (ICE) dos Estados Unidos foi preso".
O órgão anunciou que nas próximas horas proporcionará mais informações. A captura ocorreu no mesmo dia em que se anunciou que o presidente Barack Obama receberá seu colega mexicano Felipe Calderón na quinta-feira, 3 de março, para reafirmar seu compromisso na luta contra o narcotráfico.
Disputa
O ataque contra os dois agentes do ICE ocorreu em San Luis Potosí, uma região do país com presença do grupo narcotraficante Los Zetas, em disputa com o cartel do Golfo e que, segundo congressistas americanos, estaria envolvido no ataque.
O veículo La Jornada publicou nesta quarta-feira em seu site que, segundo fontes militares, o preso seria um suposto pistoleiro a serviço de um grupo criminoso que opera em Tamaulipas (oeste), que poderá ser dos Zetas ou do Cartel do Golfo.
O agente americano Jaime Zapata foi atacado por um comando armado quando viajava com seu companheiro Víctor Ávila, que ficou ferido, de San Luis Potosí (norte) para a Cidade do México, onde era agente especial do ICE na embaixada dos Estados Unidos.
Os governos de México e Estados Unidos anunciaram na semana passada a criação de um grupo conjunto para realizar as investigações do ataque.