Mundo

Repressão na Líbia pode constituir 'crime contra humanidade' para a França

postado em 24/02/2011 09:36
PARIS - A França considera que a brutal repressão das manifestações na Líbia pode ser caracterizada como um crime contra a humanidade, e propôes que entre as medidas estudadas contra Trípoli figure "um recurso à justiça internacional", indicõu nesta quinta-feira (24/2) a chancelaria.

"A violência (perpetrada na Líbia) pode constituir crime contra a humanidade", afirmou o ministério francês das Relações Exteriores, às vésperas de uma reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra para abordar a situação líbia.

A chancelaria francesa indicou que "está em curso de negociação (no Conselho de DH) uma resolução que condena com veemência a violência massiva e inaceitável perpetrada atualmente" na Líbia, e "convoca todos os nossos aliados" a apoiá-la com seu voto.

A França também entende que "devem ser estudadas todas as medidas a serem adotadas, incluindo o recurso à justiça internacional".

A decisão de recorrer à Corte Penal Internacional (CPI) corresponde ao Conselho de Segurança da ONU.

O comunicado indica ainda que a ministra francesa das Relações Exteriores, Michele Alliot-Marie, "abordou extensamente a situação na Líbia" no começo da semana no Brasil, durante uma visita oficial, em reunião com o chanceler Antonio Patriota.

O Brasil exerce atualmente a presidência rotativa do Conselho de Segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação