Agência France-Presse
postado em 24/02/2011 15:37
Roma - A Igreja Católica italiana pediu "a intervenção de toda a Europa para que ajude de forma eficaz os países afetados em primeira linha" pela possível onda de imigrantes provenientes da Líbia depois da revolta nesse país do norte da África.O pedido foi feito pelo cardeal Angelo Bagnasco, presidente da conferência episcopal italiana.
"Uma enorme tragédia está ocorrendo diante de nossos olhos", afirmou o religioso italiano ao solicitar uma resposta "eficaz" de toda Europa.
Há anos que a Igreja italiana presta ajuda concreta aos imigrantes que chegam à Itália através de várias entidades, entre elas a Caritas International, que oferece comida e alojamento em diferentes regiões do país.
Êxodo
A situação na Líbia "levará muitas pessoas a abandonar o próprio país para ir para onde puderem, e a Itália é um dos países mais próximos", disse.
"Procuram liberdade, uma vida melhor, pão e sobretudo esperança", assegurou o cardeal, paralelamente a uma conferência.
O ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, pediu nesta quinta-feira a seus parceiros europeus que ajudem seu país a fazer frente ao risco de uma crise humanitária "catastrófica".
As autoridades italianas temem uma onda de ao menos 200 mil a 300 mil imigrantes do norte da África caso o líder líbio Muamar Kadhafi deixe o poder como consequência da revolta popular que se propaga pelo país.