Agência France-Presse
postado em 25/02/2011 11:26
ABIDJAN - Fortes tiroteios foram ouvidos na capital política da Costa do Marfim, Yamusukro (centro), fruto de enfrentamentos entre as forças leais ao presidente Laurent Gbagbo e habitantes de um bairro que apoia Alassane Ouattara, segundo testemunhas.As patrulhas das Forças de Defesa e Segurança (FDS), leais a Gbagbo, foram alvo de disparos durante a noite no bairro de Diulabugu. Em seguida, começou um tiroteio que durou até as 07H00 (04H00 de Brasília), indicaram à AFP fontes da FDS.
Um jornalista local disse à AFP que tiros esporádicos ainda podiam ser ouvidos às 08H00.
Na manhã desta sexta, a escola militar de Zambakro, no subúrbio de Yamusukro, estava em estado de "alerta", indicou uma fonte da instituição.
O centro de operações da FDS fica em Yamusukro, capital política fundada pelo "pai da nação", Félix Hophou;t-Boigny (primeiro presidente, que governou entre 1960 e 1993).
Desde o início da crise política no país, provocada pelas eleições presidenciais de novembro, vários confrontos já ocorreram entre a FDS e os partidários de Alassane Ouattara, presidente eleito reconhecido pela ONU e pela comunidade internacional.