Mundo

Irlandeses castigam nas urnas governo que pediu resgate

Agência France-Presse
postado em 26/02/2011 09:05
Dublin - O partido de oposição Fine Gael venceu as eleições gerais na Irlanda, apesar de não ter obtido maioria absoluta, segundo uma pesquisa de boca de urna que confirmou neste sábado (26/2) a derrota do governo, primeira vítima da crise da dívida na Europa.

O Fine Gael (centro) obtinha 36,1% dos votos nas eleições de sexta-feira, segundo a pesquisa divulgada pela emissora pública RTE.

Este seria seu melhor resultado desde 1982, apesar de não ter alcançado os 40% apontados pelas pesquisas pré-eleitorais mais otimistas.

Essa formação não deverá alcançar portanto a maioria absoluta, segundo a RTE, que não dá projeções sobre cadeiras.

No entanto, segundo Michael Marsh, cientista político da Trinity College de Dublin, o Fine Gael obteria 72 cadeiras na câmara baixa do Parlamento isrlandês, segundo a RTE, longe da maioria absoluta de 84 deputados entre um total de 166. Na câmara passada, tinha 51.

O partido liderado por Enda Kenny estará, portanto, obrigado a fixar alianças com os independentes ou com o Partido Trabalhista, com o qual já governou no passado. Essa formação de esquerdas obteria 20,5% dos votos, segundo a RTE, o que seria equivalente a 38 deputados, contra 20 atualmente, de acordo com estimativas de Michael Marsh.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação