Mundo

Conselho de Segurança da ONU reúne-se para discutir sanções à Líbia

Agência France-Presse
postado em 26/02/2011 14:30
Nova York - O Conselho de Segurança da ONU reuniu-se pelo segundo dia consecutivo neste sábado (26/2) para tentar aprovar sanções severas contra o regime líbio do coronel Muamar Kadafi com o propósito de deter a sangrenta repressão no país.

Os quinze países-membros do Conselho de Segurança iniciaram as consultas pouco antes das 12h locais (14h00 de Brasília). Discutem um projeto de resolução redigido pelos países ocidentais que adverte Kadafi sobre a possibilidade de ele ser julgado por crimes contra a humanidade pela Corte Penal Internacional.

O projeto de resolução prevê um arsenal de sanções, entre elas um embargo sobre a venda de armas à Líbia, a proibição das viagens de Kadhafi e o congelamento de seus bens.

"Me surpreendeu que exista tal consenso de pontos de vista entre os membros do Conselho. É um terremoto. Alguma coisa acontece, não apenas no mundo árabe, mas nessa organização", afirmou o embaixador francês na ONU, Gérard Araud.

"A atmosfera no conselho mudou completamente. Ontem havia uma comunidade total de pontos de vista no Conselho em relação às sanções", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação