Mundo

Opositores de Ahmadinejad são presos e levados para local incerto

postado em 28/02/2011 09:33
Brasília - Dois dos principais líderes da oposição reformista do Irã Mehdi Karubi e Mir Hossein Mussavi foram presos nesta segunda-feira (28/2) pelas forças de segurança do governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Eles foram levados para local incerto, segundo as famílias de ambos. Um dos filhos de Karubi, em declarações a um site iraniano, confirmou a detenção, acrescentando que a mulher do antigo presidente do parlamento do Irã também foi levada pelas autoridades.

;Falamos com um vizinho que viu na quinta-feira (24), à meia-noite, os nossos pais serem levados. Havia oito camionetes das forças de segurança estacionadas na porta da nossa casa. Depois de uns minutos, as camionetes saíram acompanhadas por um automóvel que também deixou a garagem da casa. As luzes da casa foram apagadas;, contou o filho de Karubi

No sábado (26), a organização não governamental Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã denunciou que os dois oposicionistas foram capturados enquanto estavam em casa ; eram mantidos em prisão domiciliar ; aparentemente por membros das autoridades e levados para um quartel nos arredores de Teerã.

Desde 14 de fevereiro que Karubi e Mussavi estavam sob prisão domiciliar, depois de os seus seguidores organizarem uma grande manifestação em solidariedade aos povos da Tunísia e do Egito, e em protesto contra o regime iraniano. Mussavi foi candidato à presidência do Irã em 2009 em disputa contra Ahmadinejad.

Na semana passada, os aliados de Ahmadinejad no Parlamento iraniano pediram a pena de morte para os dois opositores. Da mesma forma, reagiu o líder supremo da revolução islâmica, o aitolá Ali Khamenei que disse que ;esgotou o tempo; para os ;líderes da sedição; ; referência utilizada para os contrários à revolução islâmica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação