Mundo

Forças navais e aéreas dos Estados Unidos vão para regiões próximas à Líbia

Agência France-Presse
postado em 28/02/2011 15:43
Washigton- O exército americano posiciona forças navais e aéreas em torno da Líbia, informou o Pentágono nesta segunda-feira (EUA), no momento em que potências ocidentais analisam a possibilidade de uma intervenção militar contra o regime do coronel Muamar Kadafi.

Segundo o porta-voz do Pentágono, coronel Dave Lapan, o exército norte-americano está estudando "vários planos de contingência".

"Como parte disso, estamos reposicionando forças, para que ofereçam essa flexibilidade uma vez que as decisões forem tomadas", declarou o porta-voz à imprensa.

A mobilização de "forças navais e aéreas" daria ao presidente americano Barack Obama um leque de possibilidades diante da crise, disse Lapan, sem especificar que navios ou aviões receberam a ordem de se reposicionar, nem que possíveis ações estariam sendo consideradas.

Depois da repressão da oposição pelas forças leais a Kadafi, os líderes europeus e americanos estão planejando impor uma zona de proteção aérea sobre a Líbia, para impedir que o líder líbio bombardeie seus inimigos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação