Agência France-Presse
postado em 04/03/2011 08:21
GENEBRA - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) anunciou nesta sexta-feira que a fronteira da Líbia com a Tunísia é controlada pelas forças leais ao regime de Muamar Kadhafi, que estão fortemente armadas.A agência informou que menos de 2.000 pessoas conseguiram atravessar a fronteira na quinta-feira, enquanto 12.500 estão bloqueadas depois de uma fuga, aguardando uma operação de retirada.
"Nos dias anteriores, entre 10.000 e 15.000 escaparam diariamente para a Tunísia, e ontem menos de 2.000 conseguiram cruzar a fronteira", indicou Melissa Fleming, porta-voz da Acnur.
"Estamos muito preocupados que a situação da segurança na Líbia esteja impedindo as pessoas de atravessar a fronteira", acrescentou. "O lado líbio da fronteira está sob controle neste momento de tropas pró-governo fortemente armadas".
Além disso, aqueles que por fim conseguiam chegar ao outro lado contaram à Acnur que "seus telefones celulares foram confiscados, junto com suas câmeras".
"Muitos dos que cruzaram a fronteira parecem assustados e não querem falar", explicou Fleming.
Por outro lado, a porta-voz estimou que "graças a uma rápida reação da comunidade internacional, houve um progresso significativo na evacuação de egípcios e de cidadãos de outras nacionalidades da Tunísia".
"Um total de 12.500 ainda precisa ser tirada de lá", afirmou Fleming. "Mais de 10.000 são de Bangladesh".
Dois voos para Bangladesh estão programados nesta sexta-feira.