Mundo

Netanyahu prepara iniciativa diplomática para os palestinos

Agência France-Presse
postado em 04/03/2011 08:41
JERUSALÉM - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu pretende anunciar em maio uma iniciativa diplomática para os palestinos com o objetivo de tirar Israel do isolamento internacional, informa a imprensa do país.

A principal parte da iniciativa será revelada em um discurso no Congresso dos Estados Unidos durante a visita que o chefe de Governo israelense fará a Washington em 22 de maio, a convite do grupo pró-israelense AIPAC.

Segundo a rádio pública, na ocasião Netanyahu deve anunciar o apoio a um Estado palestino dentro de fronteiras provisórias, assim como uma ampliação das zonas autônomas palestinas na Cisjordânia.

Ainda de acordo com a emissora, o premier também renunciaria a uma anexação israelense futura do Vale do Jordão, na Cisjordânia, mas continuaria exigindo a manutenção de uma força militar israelense ao lado de uma força internacional nesta estratégica zona na fronteira de um futuro Estado palestino e da Jordânia.

Segundo fontes ouvidas pela rádio pública, Netanyahu já manteve contatos neste sentido com autoridades americanas, incluindo Dennis Ross, conselheiro especial do presidente Barack Obama.

Um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro confirmou à AFP uma conversa com Ross, que atualmente está em Israel, sem revelar o conteúdo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação