Mundo

Governo líbio autoriza Venezuela a criar missão de paz

Agência France-Presse
postado em 04/03/2011 15:25
Caracas - O governo da Líbia autorizou a Venezuela a criar uma missão de paz que intervenha na crise política que sacode este país norte-africano, segundo carta do ministro das Relações Exteriores líbio, Mussa Kussa, lida pelo chanceler venezuelano nesta sexta-feira (4/3) durante uma reunião da ALBA em Caracas.

"Os autorizamos a tomar todas as medidas necessárias para selecionar os integrantes e coordenar sua participação neste diálogo", leu o ministro venezuelano, Nicolás Maduro, durante a reunião da ALBA em Caracas.

"Ao mesmo tempo em que valorizamos altamente as posições nobres e firmes para com o nosso povo líbio, afirmamos nosso apoio à iniciativa de sua excelência, o presidente Hugo Chávez, relacionada à formação de uma comissão de bons ofícios", continuou o texto.

Uma missão formada por "Estados ativos e influentes da América Latina, Ásia e África contribuiria para promover o diálogo nacional e ajudar na conquista da segurança e estabilidade do povo líbio", acrescentou.

A proposta de uma missão internacional de paz foi lançada nesta semana pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um aliado próximo ao líder líbio Muamar Kadafi na América Latina.

A proposta, que inclui uma grande rejeição a qualquer intervenção militar na Líbia, era analisada nesta sexta-feira em Caracas por chanceleres e representantes dos países da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação