Benghazi - Pelo menos 17 pessoas morreram e 26 ficaram feridas em duas explosões que destruíram, nesta sexta-feira (4/3), um depósito de armas perto de Benghazi, feudo da oposição no leste da Líbia, declarou o médico Nasser Tumi, do hospital Al-Jala.
"Doze mortos e 26 feridos," frisou Nasser Tumi.
Um correspondente da AFP, que visitou o hospital, viu 11 corpos no necrotério, alguns deles terrivelmente desfigurados e queimados.
Combates
Centenas de rebeldes armados com Kalashnikovs, baterias antiaéreas e canhões lançaram na tarde desta sexta-feira um sangrendo ataque do leste da Líbia contra Ras Lanuf (a 650 km de Trípoli), reduto das tropas do regime de Muamar Kadafi.
O ataque - que segundo fontes rebeldes terminou com a tomada de controle deste porto petroleiro, o que em seguida foi desmentido pelo governo.
Segundo um repórter da AFP, foram ouvidos disparos de artilharia pesada 10 km ao leste de Ras Lanuf.
As forças pró-Kadafi lançaram mísseis e mobilizaram um helicóptero, segundo o testemunho de um combatente rebelde, identificado apenas como Marai.
À noite, não se sabia com precisão quanto terreno as forças de oposição haviam conseguido capturar e circulavam inclusive versões de que os rebeldes se retiraram para Uqayla, povoado situado a 50km de Ras Lanuf.