Agência France-Presse
postado em 05/03/2011 09:43
LONDRES - O governo da Líbia continua recebendo "centenas de milhões de dólares" de recursos procedentes do petróleo, apesar das sanções internacionais adotadas contra o regime de Muamar Kadhafi, afirma o jornal britânico Financial Times."Os recursos gerados pelas exportações do petróleo pousam no Banco Central da Líbia, ou seja, potencialmente sob o controle de Kadhafi", destaca o jornal financeiro, que cita uma fonte ocidental do setor de energia e corretores do mercado de petróleo.
Nas duas últimas semanas, as exportações líbias de petróleo alcançaram 770 milhões de dólares, segundo o Financial Times.
O jornal afirma que a Líbia exportou 570.000 barris diários na última semana de fevereiro, e 400.000 esta semana.
As exportações de petróleo líbio diminuíram recentemente, mas empresas chinesas e indianas continuam comprando o combustível do país, o quarto maior produtor da África.
Desde 15 de fevereiro, a Líbia é cenário de uma revolta contra o regime de Kadhafi. A oposição controla várias cidades do leste do país, onde estão jazidas, refinarias e terminais de petróleo. Antes da crise, 2,3% da produção mundial de petróleo procediam da Líbia.
A Agência Internacional de Energia, organismo com sede em Paris, calculou que a produção de petróleo líbio caiu a aproximadamente um milhão de barris diários, contra 1,6 milhão de barris nas semanas anteriores.