Mundo

Candidata da extrema direita lidera pesquisa na França

Agência France-Presse
postado em 05/03/2011 11:30
PARIS - Marine Le Pen, líder do partido francês de ultradireita Frente Nacional, aparece na liderança de uma pesquisa para a eleição presidencial de 2012, à frente do atual presidente Nicolas Sarkozy.

A pesquisa, feita pela empresa Harris Interactive para o jornal Le Parisien, mostra Marie Le Pen com 23% das intenções de voto. Sarkozy e a candidata do Partido Socialista (PS), Martine Aubry, aparecem empatados com 21%.

Esta é a primeira vez que uma pesquisa aponta a possibilidade da candidata da Frente Nacional passar ao segundo turno da eleição presidencial, que acontecerá em maio de 2012.

Marine Le Pen, 42 anos, sucedeu em janeiro o pai, Jean-Marie Le Pen, líder histórico da ultradireita.

Líderes da direita e da esquerda já haviam apontado o risco de repetição do que ocorreu em 21 de abril 2002, quando Lionel Jospin (PS) foi eliminado no primeiro turno, deixando o conservador Jacques Chirac, então presidente da República, e Jean-Marie Le Pen (FN) na disputa do segundo turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação