Mundo

Obama define novas regras para prisões por tempo indefinido em Guantánamo

Agência France-Presse
postado em 07/03/2011 17:03
WASHINGTON - O presidente Barack Obama definiu novas regras para prisões por tempo indefinido no centro de detenção de Guantánamo, na ilha de Cuba, e anunciou que levantará a suspensão de novos processos, informou a Casa Branca.

"O secretário de Defesa emitirá um decreto anulando sua suspensão precedente da apresentação de novos processos nos tribunais militares", afirmou a presidência em um comunicado.

No caso dos detidos de Guantánamo que não foram indiciados, nem declarados culpados, e que também não estão entre os que podem ser transferidos para outros países, Obama deu a ordem de fazer uma revisão regular de sua situação para avaliação do processo.

A suspensão de novos processos militares em Guantánamo constituiu uma das primeiras medidas de Obama, adotada no mesmo dia em que assumiu o cargo em 20 de janeiro de 2009.

"Anuncio novas medidas que ampliam nossa capacidade de levar terroristas ante a justiça, proporcionando supervisão a nossas ações e garantinod o tratamento humano de nossos presos", afirma Obama no comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação