Agência France-Presse
postado em 07/03/2011 19:59
PARIS - A líder da ultradireita francesa, Marine Le Pen, ocuparia o primeiro lugar nas eleições presidenciais de 2012 se enfrentasse o presidente Nicolas Sarkozy e o socialista Dominique Strauss-Kahn, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira à noite pelo jornal Le Parisien.Esta pesquisa, do instituto Harris Interactive, confirma a anterior, publicada no domingo, que dava pela primeira vez à presidente da Frente Nacional (FN) o primeiro lugar nas intenções de voto para as eleições presidenciais.
Nunca antes um candidato da FN havia se classificado para o segundo turno nas pesquisas de opinião, nem sequer o pai de Marine, Jean-Marie Le Pen, a quem ela substituiu em janeiro e que passou ao segundo turno em 2002.
Nesta nova pesquisa, Marine Le Pen obtém 24% dos votos (%2b1 em relação à anterior), seguida por Dominique Strauss-Kahn (23%) e Nicolas Sarkozy (21%).
Neste caso, o chefe de Estado seria eliminado no primeiro turno. Seria uma reedição, mas invertida, do ocorrido em 21 de abril de 2002, quando Jean-Marie Le Pen eliminou o candidato socialista, o primeiro-ministro Lionel Jospin, para enfrentar no segundo turno o candidato da direita, o presidente em fim de mandato Jacques Chirac.