Mundo

Petróleo: barril fecha a mais de 105 dólares em Nova York

Agência France-Presse
postado em 07/03/2011 21:48
NOVA YORK - Os preços do petróleo voltaram a subir nesta segunda-feira em Nova York, onde o barril alcançou seu nível mais alto desde setembro de 2008 com uma alta de 1,02 dólar, a 105,44 o barril, em meio aos violentos confrontos na Líbia.

Os preços subiram mais de 20% em duas semanas. No pico desta segunda-feira, o barril de "light sweet crude" para entrega em abril chegou a 106,95 dólares, o maior valor desde 26 de setembro de 2008.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu a 118,50 dólares, se aproximando de seu ponto máximo registrado em 24 de fevereiro (119,24 dólares).

"Enquanto continuarem os combates entre as forças rebeldes e as leais ao coronel Muamar Kadhafi, o preço do petróleo subirá, sobretudo porque apareceram novos problemas em outros países, como Bahrein e Iêmen", advertiu Matt Smith, da Summit Energy.

As forças leais a Kadhafi lançaram uma operação para combater a insurreição que se espalha pelo território líbio há três semanas, especialmente no porto petroleiro de Ras Lanuf (leste do país).

Esta cidade, "que dispõe de cerca de 200 mil barris em seu terminal, tem, por sua vez, a maior refinaria do país, com uma capacidade de produção de 220 mil barris por dia", explicou Mike Fitzpatrick, da Kilduff Report.

A Agência Internacional de Energia (AIE) havia estimado na quinta-feira que as perdas da produção na Líbia pela situação de conflito representavam entre 850 mil e um milhão de barris por dia, pouco mais da metade da produção do país e cerca de 1% do consumo mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação