Mundo

Dezoito morem em tiroteio e chefes do tráfico são presos no México

Agência France-Presse
postado em 08/03/2011 08:38
Nuevo Laredo - As disputas entre grupos do crime organizado no México deixaram 18 mortos em uma troca de tiros na região nordeste do país, ao mesmo tempo que a polícia prendeu dois chefes dos cartéis.

"Um confronto entre grupos criminosos no município de Abasolo deixou 18 mortos", informa um comunicado do governo do estado de Tamaulipas.

[SAIBAMAIS]O texto não revela detalhes sobre as vítimas ou os grupos envolvidos no tiroteio de Abasolo, cidade de 11.000 habitantes localizada no centro do estado, 240 km ao sul do Texas (Estados Unidos).

Há mais de um ano, Tamaulipas é cenário de uma crescente onda de assassinatos atribuído pelas autoridades a uma disputa entre cartéis que já foram aliados - Golfo e Zetas.

Os dois grupos estão entre as sete principais organizações de narcotraficantes do México, aos quais o governo atribui a maioria dos 34.600 assassinatos cometidos no país desde o início de uma ofensiva militar antidrogas em 2006.

Tamaulipas foi cenário de massacres nos últimos meses, como os assassinatos de 18 pessoas em Padilla em fevereiro e o de 72 imigrantes, incluindo brasileiros, em agosto do ano passado em uma fazenda.

Também na noite de segunda-feira, o governo mexicano anunciou a captura em operações distintas um suposto chefe do Cartel Independente de Acapulco e outro de Los Zetas, que confessou a existência de um acordo de não agressão entre grupos de narcotraficantes.

Policiais federais detiveram Marcos Carmona, conhecido como ;El Cabrito;, "chefe no estado de Oaxaca da organização criminosa de Los Zetas", reportou a Secretaria (ministério) de Segurança Pública (SSP) em um comunicado.

Carmona era há dois anos o responsável por extorquir e vender drogas e pirataria no empobrecido Oaxaca (sul) para o Los Zetas, um grupo liderado por ex-militares de elite, afirmou.

Segundo a SSP, Carmona declarou que Los Zetas "mantêm um acordo de não agressão e colaboração" com os cartéis de Juárez, Tijuana e dos irmãos Beltrán Leyva.

Em outro comunicado, a SSP também divulgou a captura de "Benjamín Flores Reyes, conhecido como ;El Padrino;", considerado um dos principais líderes do Cartel Independente de Acapulco.

"El Padrino", capturado em Acapulco (sul), é acusado junto a cinco homens e uma mulher de sequestros e assassinatos contra membros de grupos rivais no âmbito da onda de violência que ocorre nesta região turística.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação