Agência France-Presse
postado em 08/03/2011 08:53
Seul - A Coreia do Norte pediu ajuda alimentar a certos países da África, como o Zimbábue, não por necessidade imperiosa e sim como apoio ao regime comunista, informa a imprensa sul-coreana."Pedem alimentos a países da África que estão entre os mais pobres do mundo, como o Zimbábue", declarou uma fonte diplomática sul-coreana ao jornal JoongAng Ilbo.
Os dirigentes de Pyongyang insistem com os visitantes na necessidade "urgente e "catastrófica" de uma ajuda alimentar, mas os diplomatas que visitaram o Norte afirmaram que a situação é menos ruim do que a alegada pelo regime comunista.
"Os países ocidentais começam a questionar se o Norte não solicita alimentos por simples razões de política interna, mais que por verdadeira necessidade de alimentar a população", acrescentou a fonte diplomática que pediu anonimato.
A produção de alimentos aumentou em 2010 na Coreia do Norte, segundo o ministério sul-coreano das Relações Exteriores.
Mas Pyongyang retomou os pedidos de ajuda em consequência da gestão ineficaz das reservas de alimentos e dos grandes gastos militares, segundo o chanceler Kim Sung-Hwan.
Seul entregava 400.000 toneladas de arroz ao Norte até 2008, ano em que as relações entre os dois países começaram a registrar graves problemas.
O programa nuclear desenvolvido po Pyongyang levou a ONU a reduzir sua ajuda alimentar.
A Coreia do Norte passa regularmente por períodos de falta de alimentos.