Mundo

União Europeia lança acordo sobre sanções contra a Líbia

Agência France-Presse
postado em 08/03/2011 11:36
Bruxelas - Os 27 países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para decretar novas sanções contra a Líbia, que apontam principalmente para um fundo soberano e o Banco Central, depois de congelar os bens de Muamar Kadhafi e 25 colaboradores, informaram fontes diplomáticas.

As novas sanções ainda precisam ser formalmente aprovadas pelos 27 governos, para que entrem em vigor até a reunião extraordinária de chefes de Estado e de Governo, prevista para sexta-feira em Bruxelas.

[SAIBAMAIS]A delegação de Malta, apoiada por outras delegações, expressou reservas a respeito das novas medidas por temer que afetem indiretamente as atividades de empresas europeias nas quais a LIA, o fundo soberano líbio, possui parte do capital.

A estatal LIA, criada em 2006 para diversificar os negócios do governo líbio, tem participações significativas no banco italiano Unicredit, no grupo aeronáutico e de defesa italiano Finmeccanica, no clube de futebol Juventus e na editora britânica Pearson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação