Mundo

Líbia: forças fiéis a Kadhafi atacam cidade opositora de Zawiya

Agência France-Presse
postado em 08/03/2011 17:48
Bengasi - As forças do líder líbio, Muamar Kadhafi, lançaram nesta terça-feira um ataque à cidade de Zawiya, a oeste de Trípoli, afirmou um desertor, que pediu à comunidade internacional que faça algo.

"Em cada esquina, há pessoas que atiram. Khadafi quer tomar Zawiya antes de quarta-feira. A comunidade internacional deve fazer algo", disse Murad Hemayna à AFP por telefone do Cairo, onde se tornou o porta-voz dos rebeldes.

Segundo ele, membros de sua família foram assassinados e outros ficaram feridos na cidade, sitiada por carros e tropas do coronel líbio há vários dias.

A rede de televisão Sky News assegurou que as forças governamentais haviam disparado no fim de semana contra manifestantes civis que não estavam armados e mataram vários deles. "A situação é crítica em Zawiya, que é atacada e bombardeada diariamente por soldados", indicou Hemayma, que renunciou ao seu cargo no ministério das Relações Exteriores.

Situada 40 km a oeste de Trípoli, Zawiya é o reduto da insurgência mais próximo à capital, bastião de Kadhafi.

Esta cidade é alvo "de um grande ataque. Os civis são atacados diretamente. Uma testemunha afirmou que as forças de Kadhafi mataram uma família inteira que tentava fugir da cidade em um veículo", disse o site da oposição líbia Al Manara. A AFP não pôde confirmar estas informações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação