ROMA - Vários emissários líbios estariam a caminho de Bruxelas, indicou à imprensa o chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini, ao final de um audiência na Câmara de Deputados, em Roma. O chanceler se referiu ao avião líbio que pousou no Cairo. "O que é certo é que um avião aterrissou no Cairo. Outros aviões estariam voando para Bruxelas". comentou.
O ministro indicou ainda que o avião que chegou ao Cairo transportava emissários de Kadhafi portadores de uma carta do líder líbio para ser entregue pelo governo egípcio à Liga Árabe.
[SAIBAMAIS]Mais cedo, um diplomata europeu informou que outro emissário de Kadhafi viajou nesta quarta-feira a Portugal para se encontrar com o chefe da diplomacia portuguesa, Luis Amado, às vésperas de uma reunião em Bruxelas de ministros europeus de Relações Exteriores dedicada à Líbia, informou à AFP um diplomata europeu. "Um avião está seguindo para Portugal com um membro" do regime de Kadhafi, informou nesta quarta-feira este diplomata. "Está previsto que ele se encontre com o ministro português das Relações Exteriores", precisou, sem dar mais detalhes.
A chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton reuniu-se, por sua vez, em Estrasburgo, durante uma sessão do Parlamento Europeu, com representantes do "Conselho Nacional" criado pelos insurgentes em Benghazi, no leste da Líbia. Segundo um porta-voz, "ela não tem a intenção de se encontrar com membros do regime de Kadhafi".
Pela manhã, um avião com um alto dirigente líbio, Abdelrahman al-Zawi, membro do círculo íntimo do líder Muamar Kadhafi, aterrissou no Cairo, informaram fontes do aeroporto.
O general Zawi é responsável por questões de logística e abastecimento. De acordo com o gabinete do primeiro-ministro grego George Papandreou, Muamar Kadhafi telefonou para ele na terça-feira.