Mundo

Continuam conflitos na cidade líbia Zawiya

Agência France-Presse
postado em 09/03/2011 21:08
Trípole - Os confrontos entre rebeldes e forças leais ao líder líbio, Muamar Kadalfi, prosseguiam nesta quarta-feira (9/3) à noite em Zawiya, a oeste de Trípoli, anunciou um porta-voz do governo, enquanto a emissora estatal mostrava "grandes manifestações" a favor do regime nessa cidade.

"Zawiya está sob controle do exército, mas há ainda ;bolsas de violência;", declarou Musa Ibrahim.

"Há comemorações (dos moradores) há horas", completou, enquanto as autoridades líbias não param de afirmar há uma semana que venceram os rebeldes nessa cidade, a mais próxima de Trípoli que tinha caído nas mãos de rebeldes.

A emissora pública líbia mostrou na quarta-feira à noite imagens da manifestação de apoio ao coronel Kadafi, assegurando que eram de Zawiya.

"A multidão em Zawiya manifesta seu apoio ao líder", anunciou a emissora em seus informativos, informando que uma "grande manifestação" dos moradores em Zawiya ocorria na praça principal "em apoio e em solidariedade ao irmão líder da revolução".

Os manifestantes levavam bandeiras verdes e gritavam slogans como "Alah, Muamar, Líbia".

Zawiya, a 40 km a oeste de Trípoli, é o reduto dos insurgentes mais próximo da capital, onde Muamar Kadafi resiste a uma revolta sem precedentes desde 15 de fevereiro.

A oposição líbia tinha informado nos dois últimos dias que as forças do regime líbio lançaram vários assaltos contra Zawiya em uma tentativa de recuperá-la das mãos rebeldes, que deixaram dezenas de mortos.

Mesmo assim, testemunhas afirmaram que forças leais chegavam à cidade de Misrata, também nas mãos da oposição, a 150 km a leste de Trípoli.

Nessa cidade, a terceira em importância da Líbia, os combates registrados no domingo deixaram ao menos 21 mortos e 90 feridos, segundo um médico que informou que a imensa maioria das vítimas eram civis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação