Mundo

Colapso dos transportes deixa milhões ilhadas e longe de casa em Tóquio

Agência France-Presse
postado em 11/03/2011 09:26
Tóquio - Milhões de pessoas estão presas longe de casa na região metropolitana de Tóquio, à medida que a noite cai no Japão, depois do maior terremoto da história do país, seguido por uma tsunami, que provocou um colapso no sistema público de transportes.

Enquanto as sirenes de alerta soavam pela capital japonesa, helicópteros das redes de televisão voavam baixo registrando o estrago provocado pelo temor na megalópole de 35 milhões de habitantes, onde pouco depois do tremor lojas e restaurantes começaram a lotar com pessoas aflitas para estocar mantimentos.

Para os sobreviventes, que vagavam pelas ruas depois de sacudir em prédios de escritórios com estruturas reforçadas, projetadas para resistir a tremores tão fortes quanto o desta sexta-feira, a questão agora é saber notícias da família. O sistema de telefonia, entretanto, está caótico, e poucos conseguem completar ligações.

O gigantesco sistema de metrô de Tóquio está parado, assim como as várias linhas de trem.

"Não tenho ideia de como vou chegar em casa", disse à AFP uma jovem de 18 anos, que esperava do lado de fora de uma estação do metrô.

Ela contou que estava em uma loja de departamentos no momento do tremor, e viu como todos os objetos eram simplesmente lançados das prateleiras, quebrando no chão à sua volta.

Com a ajuda de auto-falantes e transmissões televisivas, o governo pedia à população que permanecesse perto de seus locais de trabalho e não se arriscasse a ir andando para casa. Muitas estradas tiveram o asfalto rachado pelo impacto.

Muitos lotavam hoteis em busca de quartos para passar a noite.

"Por favor, não tentem ir para casa, pois não há meios de transporte. Fiquem em seus escritórios ou procurem locais seguros", indicava um alerta oficial transmitido pelo canal público NHK.

"A noite está caindo", continuava o locutor da NHK (é inverno no Japão). "Se os moradores que moram em bairros distantes tentarem ir para casa a pé durante a noite, podem ser vítimas de acidentes secundários".

A região metropolitana de Tóquio - que inclui a região de Yokohama e enormes áreas suburbanas na planície de Kanto - é a maior concentração urbana do mundo, com milhões de pessoas que viajam durante horas entre seus locais de trabalho e suas casas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação