Mundo

Após terremoto, Pentágono está pronto para enviar ajuda ao Japão

Agência France-Presse
postado em 11/03/2011 13:20
Washington ; As Forças Armadas americanas estão prontas para proporcionar assistência ao Japão depois do forte terremoto seguido de tsunami, em particular para enviar naves carregadas de ajuda humanitária, informou nesta sexta-feira (11/3) um porta-voz do Pentágono.

"As forças americanas no Pacífico estão avaliando a situação e nós estamos dispostos a responder e fornecer uma ajuda de emergência se nos for pedido", declarou o coronel David Lapan, que preciso que, até o momento, o departamento de Estado não transmitiu nenhum pedido formal.

O Japão pediu às forças americanas estacionadas no país que ajudem nas tarefas de resgate.

O novo ministro das Relações Exteriores, Takeiaki Matsumoto, que assumiu o cargo esta semana, fez este pedido ao embaixador americano John Roos.

Os Estados Unidos, que ocuparam o Japão depois da Segunda Guerra Mundial, são seu maior aliado, e possuem 50.000 homens estacionados no país.

O presidente americano Barack Obama enviou suas condolências ao povo do Japão e afirmou que seu país está pronto para ajudá-los.

"(A primeira-dama) Michelle (Obama) e enviamos nossas mais profundas condolências ao povo do Japão, particularmente aqueles que perderam seus entes queridos no terremoto e tsunami", afirmou.

"Os Estados Unidos estão prontos para ajudar o povo japonês neste momento de grande sofrimento. A amizade e a aliança entre nossas duas nações são inquebrantáveis e só fortalecerão nossa decisão de nos mantermos juntos ao povo do Japão até que supere esta tragédia".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação