Mundo

Tremores de terra de baixa e média intensidades atingem o Norte do Chile

postado em 11/03/2011 16:17
O Norte do Chile foi atingido nesta sexta-feira (11/3) por uma série de tremores de terra, no período entre 1h39 e 14h12, segundo informou o Serviço de Sismologia da Universidade de Chile, localizado na capital Santiago. A magnitude dos tremores é considerada de baixa e média intensidades. Os abalos variaram de 3 a 5,1 graus na escala Richter.

Não há relatos de vítimas nem de danos materiais. Paralelamente, o Chile adotou hoje uma série de precauções para evitar problemas caso o litoral do país seja atingido por tsunamis decorrentes do forte terremoto que atingiu o Japão na madrugada de hoje (horário de Brasília).

O Chile está localizado em uma região geográfica onde a ocorrência de tremores de terra e tsunamis é relativamente frequente. O presidente chileno, Sebastián Piñera, pediu hoje à população que se mantenha informada, mas sem alterar a rotina de atividades. "Eu peço para que todos os chilenos permaneçam vigilantes e informados. Mas [peço também que] continuem normalmente suas atividades diárias porque o governo está monitorando a situação e está preparado para tomar todas as medidas necessárias", disse Piñera.

Os ministros do Interior, Rodrigo Hinzpeter, e da Defesa, Andres Allamand, acrescentaram que há 15 centros de operações de emergência em alerta no país. De acordo com Piñera, com os dados disponíveis até o momento, não há necessidade de modificar a rotina no Chile.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação